Em sua 40° edição da festa, Campina Grande mostra mais uma vez que merece o título de Maior São João do Mundo não só pela vasta quantidade de dias de festa a serem celebrados, mas também por recepcionar um extenso público de diferentes partes do mundo todos os anos.
A época de festejos juninos é o período do ano em que a cidade inteira se transforma em São João, traduzindo a atmosfera em danças, música, comidas típicas e manifestações artísticas de grande variedade.
Nesse contexto, não é surpreendente que visitantes de todos os cantos do mundo sintam-se atraídos pela oportunidade de vivenciar de perto essa celebração única. A essência dessa festividade popular é o que faz com que os festejos juninos da cidade se destaquem como um acontecimento de relevância global.
Entre os encantados pela cultura exalada no local encontra-se Fátima Oliveira, turista de Brasília, que já está no seu segundo São João em Campina Grande.
“Temos que aproveitar bastante os eventos de Campina Grande, aqui tem muitas alegrias para serem curtidas. É um lugar muito rico que de tudo tem um pouco, conhecendo aqui como estou conhecendo acho que fica até injusto querer comparar Caruaru com Campina Grande.”
Diante da festa, o turista de Fortaleza, Daniel Coelho explica o porquê do evento receber tantas visitas de turistas: “Toda a estrutura faz com que as pessoas venham e fiquem. Eu mesmo estou aqui pela primeira vez, fico até sexta-feira e já estou contando com o ano que vem, quero voltar mais vezes” .
Além dos motivos que os trouxeram, os turistas também comentam sobre os motivos que os trazem de volta para nossa festa junina, entre eles a simpatia dos funcionários e a organização do evento, como foi o caso de Helder Gós, turista de Salvador, que veio até a cidade com a intenção de conhecê-la, foi apresentado ao Maior São João do Mundo, apaixonou-se e já está antecipando sua próxima vinda.
“O que me trouxe aqui hoje foi primeiramente a própria Campina Grande e depois o evento que tem as melhores atrações. Hoje eu vim para conhecer o layout do lugar, mas minha expectativa mesmo está voltada para o show de João Gomes. A estrutura do lugar me surpreendeu, a segurança, ainda mais para um show público, é digno de muitas festas particulares, eu com certeza volto ano que vem.”
* Ascom/Repórter Junino