Campina Grande, no Agreste da Paraíba, chega nesta sexta-feira, 11 de outubro de 2024, à marca de 160 anos de emancipação política. Ao longo de sua história, a cidade se tornou um verdadeiro reduto cultural, fazendo com que milhares de pessoas tivessem a vida ligada à arte da Rainha da Borborema. Janício Silva, é uma dessas pessoas. Campinense, foi nas ruas da cidade que ele se encontrou com a cultura e viralizou na internet.
Janício nasceu e cresceu em Campina Grande. Na Feira Central da cidade, Patrimônio Cultural do Brasil e onde a família dele trabalha há mais de 20 anos, Janício criou um forte laço com a cultura nordestina.
As cores, as pessoas, o próprio comércio… tudo na feira o inspirou a ser artista – processo que também aconteceu com nomes como Jackson do Pandeiro e Biliu de Campina. Assim como eles, Janício viu na música uma oportunidade de fortalecer as raízes com sua terra, tirar seu sustento, e mostrar a riqueza da cultura local.
Ele então teve a ideia de gravar vídeos tocando sanfona em importantes ruas de Campina Grande. Tudo começou no final de 2023, e os primeiros conteúdos publicados já obtiveram milhões de visualizações e curtidas.
“Antes mesmo de iniciar as gravações nas ruas de Campina eu já era criador de conteúdo, já gravava vídeos de forma caseira, em casa, e sempre quis gravar nas ruas e levar o forró para a rua também. Conversando com minha esposa, a gente amadureceu a ideia e logo nos primeiros vídeos já tivemos milhões de visualizações, um crescimento absurdo”, relatou Janício.
A execução do projeto não poderia começar em um lugar diferente. Foi na Feira Central, onde cresceu ao redor da família, que Janício decidiu dar o pontapé no projeto que mudaria sua vida.
“Eu me criei dentro da Feira Central. Minha família tem comércio lá há mais de 20 anos. É um ambiente em que eu me sinto confortável e isso facilitou e somou bastante. O ambiente da feira parece que é o que as pessoas estavam precisando assistir. Então, foi uma união incrível do forró, feira e sanfona“, disse.
Logo no início, os vídeos tiveram uma média de 100 mil visualizações somente no Instagram. No Tiktok, alguns conteúdos já chegaram a ultrapassar 1 milhão de views. Com a repercussão, Janício decidiu dar continuidade à gravações, e hoje soma mais de 2 milhões de seguidores nas redes sociais.
View this post on Instagram
Relação com Campina Grande
Conhecida por ser a cidade do Maior São João do Mundo, Campina Grande respira cultura. Entre os meses de junho e julho, a cidade vê o forró, em seus mais diversos formatos, tomar conta das ruas. No Parque do Povo, somente em 2024, mais de 2,93 milhões de pessoas ouviram o som da sanfona e celebraram o São João.
O que muita gente não sabe é que, mesmo fora de época, as sanfonas de artistas campinenses seguem ecoando pela cidade. A de Janício é uma delas. Através do forró, ele arranca sorrisos de pessoas comuns, nas ruas de Campina Grande, e também leva o nome da cidade para milhares de pessoas na internet.
“Sou campinense da gema mesmo! Para onde vou faço questão de exaltar a bandeira de Campina Grande, por ter o título de maior São João do Mundo (…) Eu sempre exalto Campina por conta disso”, relatou.
Em tom de brincadeira, na maior parte dos vídeos Janício oferece uma música em troca de algum produto da feira, por exemplo, ou de sorrisos da população que anda pelos mais diversos pontos de Campina.
Depois das publicações, Janício viu sua carreira dar um giro de 360º. Segundo ele, o alto patamar de visualizações, alcançado após os vídeos viralizarem na internet, ajudou a melhorar sua imagem diante do mercado musical local, e também abriu portas que antes não seriam tão facilmente alcançadas.
“Eu posso dizer que o sucesso desses vídeos mudou o patamar da minha carreira. Eu como cantor, sonhador, como qualquer outro que sonha em ser reconhecido pelo seu trabalho. Foi algo que valorizou meu trabalho (…) Surgiram vários convites, até em nivel nacional. Tenho meus sonhos e objetivos profissionais, mas isso levou minha carreira para outro caminho. Eu sou muito grato a todas as pessoas que apoiaram e que compartilham até hoje”, disse.
A história de Janício, assim como a de milhares de outros artistas nordestinos e paraibanos, começa e passa por Campina Grande. Cidade que hoje completa 160 anos, a Rainha da Borborema, como é conhecida, respira cultura, e proporciona a quem ama cultura experiências que unem valorização reginal e mudança de vida.