Pela primeira vez, estudantes da rede municipal de educação participarão de um evento com caráter de festival de quadrilhas durante o Maior São João do Mundo. Pelo menos 12 escolas já estão em preparação para o I Festival de Quadrilhas Juninas Escolares, incluindo turmas da EJA (Educação de Jovens e adultos). Cada unidade participará com grupos entre 20 a 30 estudantes, que se apresentarão com subtemas que homenagearam os 160 anos de Campina Grande.
O I Festival de Quadrilhas acontecerá de 3 a 5 de junho, no quadrilhódromo, no Parque Evaldo Cruz, com reconhecimento através de troféus dos três primeiros colocados e medalhas para os demais participantes.
A gerente de projetos da Seduc, Fabíola Gaudêncio, explica que a ideia é reconhecer e divulgar o trabalho dos estudantes. “A ideia surgiu do nosso secretário Raymundo Asfora Neto que propôs um resgate da cultura nordestina, especialmente a cultura do nosso município. Aqui é muito forte a questão das quadrilhas e dos festejos juninos como um todo, porque Campina é a cidade do Maior São João do Mundo. Nossas escolas fazem todo ano internamente esses festejos e esse ano teremos algo muito maior, que é um festival com todos os critérios de competição que já acontece para quadrilhas profissionais”.
Para colaborar com o processo de preparação das escolas, a Associação de Quadrilhas Juninas de Campina Grande (Aquaju) realizará um workshop com marcadores das quadrilhas juninas escolares, hoje às 18h, no Teatro Municipal, na sala de danças. “Esse ano a gente também vai constar com a Asquaju. As escolas já estão se mobilizando, mas a Asquaju atuará de forma profissional trazendo um workshop com marcadores de escolas para que eles possam entender os critérios de regulamento e para que tenham maior eficiência nas apresentações”, explicou Fabíola Gaudêncio.
Fonte: Codecon