O jornal Folha de São Paulo publicou reportagem sobre a edição deste ano do Maior São João do Mundo.
Leia o texto.
As cidades de Caruaru (PE) e Campina Grande (PB) vivem euforia no início do mês de junho, marcado pelas festas de São João. Os dois municípios são conhecidos pelas duas principais festas de são João do país.
As festas juninas envolvem uma cadeia de protagonistas, desde artistas até o poder público, passando por novos empregados no período. As duas grandiosas festas têm muito em comum, mas também peculiaridades locais.
O São João de 2023 é o segundo com liberação de festas após a pandemia de Covid-19. Se em 2022 a marca principal foi a volta da festa junina, neste ano o tom é de consolidar a unidade dos povos e atores envolvidos nas duas cidades.
A euforia também toma conta dos protagonistas do São João de Campina Grande. A cidade paraibana rivaliza com Caruaru na disputa pelo título de Maior São João do Mundo.
Em 2023, a festa em Campina Grande tem como foco central uma homenagem aos 40 anos do São João da cidade.
A feirante Bernadete Soares, 52, faz e vende canjicas, pamonhas e milho assado nas ruas de Campina Grande junto com um dos seus filhos. Há mais de 20 anos ela atua com essa atividade no período junino.
“No mês de junho, temos uma renda extra com o São João. É bom porque ajuda a pagar as contas e a gente também se diverte. É um olho na venda e outro no forró, para aproveitar também enquanto nós trabalhamos”, afirma.
Bernadete estima que vende ao menos cem itens de comidas de milho por dia no mês de junho, mas que esse número pode dobrar diariamente na semana do São João, cujo dia é 24 de junho.
Em Campina Grande, são 32 dias de festa ao todo, seguindo até 2 de julho.
O Parque do Povo, principal polo da festa campinense, tem capacidade para até 57,2 mil pessoas por noite.
Ao longo do mês, mais de 340 atrações devem subir aos palcos da cidade, além de apresentação de 50 quadrilhas.
A maior festa do ano para Campina Grande deve gerar cerca de 6.000 empregos diretos e indiretos.
A estimativa da prefeitura é que o público ultrapasse a casa dos 2 milhões.
Segundo a secretária de Cultura de Campina Grande, Giseli Sampaio, haverá neste ano um camarote adequado para pessoas com deficiência acompanharem os shows na cidade, como forma de acolhimento a todos os públicos.
Geraldo Azevedo, Gusttavo Lima, Wesley Safadão, Xand Avião, Léo Santana, Calcinha Preta, Matheus e Kauan e Jonas Esticado estão entre as atrações em Campina Grande.
A prefeitura de Campina Grande também aproveita o São João para realizar um casamento coletivo, com cem matrimônios, como ação social em benefício de pessoas que não têm recursos para realizar suas festas de casamento.
(JOSÉ MATHEUS SANTOS – Folhapress)
Fonte: ParaibaOnline