O layout oficial do São João 2023 de Campina Grande foi divulgado nesta terça-feira (9). A divulgação aconteceu em uma reunião feita órgãos públicos, como o Ministério Público da Paraíba (MPPB) e o Corpo de Bombeiros, e a empresa organizadora da festa.
O mapa do Parque do Povo apresentado pela empresa possui a divisão de espaços como a área do palco e do público geral, os camarotes, as barracas e restaurantes, além dos demais palcos espalhados pelo local.
De acordo com as imagens divulgadas, o acesso principal a área do público geral será por oito entradas distribuídas pela área do Parque do Povo. Já a área dos camarotes ficará restrita ao lado direito do palco principal.
De acordo com a empresa organizadora da festa, serão dois espaços principais na área do Parque do Povo, sendo a “Arena Show”, que vai contemplar o palco principal, o frontstage, os camarotes até a escadaria da pirâmide, e a “Arena Cidade”, que deve consistir no palco cultural, restaurantes e a pirâmide.
A cidade cenográfica terá réplicas de ícones da arquitetura e história da cidade de Campina Grande, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a Catedral; o Cassino Eldorado, o Beco da Pororoca e a fogueira, que, segundo o layout, ficará a poucos metros da pirâmide.
A Pirâmide será decorada e deve ser, junto com o Quadrilhódromo, o local onde acontecem os festivais de quadrilhas juninas de Campina Grande.
Programação da festa
A programação completa do São João 2023 de Campina Grande foi divulgada em 5 de abril e a abertura, no dia 1º de junho, vai contar com show de Geraldo Azevedo e Chico César, com participação especial de Juliette. Também se apresentam Alcymar Monteiro e Biliu de Campina. Este ano, o evento comemora 40 anos de existência.
Entre os destaques da programação, estão também nomes como Elba Ramalho, que mais uma vez se apresenta na véspera de São João, e os de Fagner e Roberta Miranda, que vão se apresentar no dia 24 de junho, dia de São João. Foi confirmado ainda que Calcinha Preta e Limão com Mel se apresentam no Dia dos Namorados, 12 de junho.
‘O Maior São João do Mundo’
De forma improvisada, “O Maior São João do Mundo”, teve início no dia 4 de junho de 1983 em uma palhoça montada na área, onde hoje é o Parque do Povo, para as pessoas dançarem forró. Em cinco anos, a festa já estava incluída no calendário turístico do Brasil.
Isso porque o então prefeito Ronaldo Cunha Lima resolveu centralizar a festa junina da cidade. No primeiro ano, não há uma confirmação de quantos dias o evento durou, mas a partir do ano seguinte, em 1984, o evento passou a ter duração de 30 dias.
Cinco anos depois da criação, o São João de Campina Grande já era uma festa de grande proporção pelo nome e pelo tempo de duração. Por isso, em 1987 o “Maior São João do Mundo” foi incluído no calendário oficial do Instituto Brasileiro de Turismo. Na época, o presidente da Embratur era João Dória Júnior.
Depois desse ano, o festejo passou apenas por mudanças estruturais no local onde é realizado, a exemplo da construção da Pirâmide e da localização do palco principal, até que em 2017 passou a ser realizada através de uma parceria entre os setores público e privado. As empresas parceiras foram escolhidas, desde então, por meio de licitações.
Em 2022, o São João de Campina Grande recebeu o título de maior festa junina do país, concedido pelo Instituto Ranking Brasil. O reconhecimento aconteceu na noite de encerramento do evento. Para o instituto, os números do “Maior São João do Mundo” – como a festa é conhecida – foram impressionantes em 2022, o que a consolidou como a maior do país.