A ocupação hoteleira em João Pessoa chegou a 60,79%, no mês de junho, segundo os dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PB). A ocupação hoteleira nos outros cinco meses do ano também foi divulgada (veja lista abaixo).
Segundo a ABIH-PB, entre janeiro e junho deste ano, o percentual médio de ocupação chegou a 67,94%. Sendo janeiro o mês com maior percentual, 82,96%, seguido por março com 70,17%, fevereiro com 69,09% e abril com 64,43%, junho com 60,79% e maio com 60,20%. Ao todo, a rede conta com 2.825 unidades habitacionais e 6.649 leitos apenas de equipamentos ligados à ABIH-PB.
O Jornal da Paraíba conversou com Gustavo Paulo, diretor de marketing da associação. Ele contou que essa alta porcentagem de ocupação nos mês de janeiro se deve à alta estação do estado, e que é a época em que repartições públicas e estaduais e escolas estão em período de férias, com isso, a Paraíba recebe muitos visitantes de estados vizinhos, movimentando a cadeia hoteleira.
Gustavo explicou que os números dos meses de fevereiro, março e abril se dão porque a alta estação, a exemplo de João Pessoa, só acaba depois do Carnaval e a cidade recebe turistas de estados vizinhos que preferem uma região mais “familiar”, como o diretor chama, para aproveitar a época e desfrutar das praias, culinária, ecoturismo e qualidade de vida. Quando chega a baixa estação, João Pessoa continua a receber visitantes mais focados no ecoturismo e em investir no turismo executivo.
Mês do São João
Durante o mês de junho, onde Campina Grande comemora o maior São João do Mundo, mesmo na baixa estação, a cidade recebeu uma grande quantidade de turistas. Havendo a lotação de hotéis. O que ajudou a registar um leve aumento no percentual de ocupação, de acordo com Gustavo, foi a divulgação de João Pessoa como uma parte do São João de Campina Grande, após os hotéis da cidade lotarem.
E, de acordo com o diretor, o São João de Campina Grande, moveu toda uma cadeia de hotéis, motéis, restaurantes e bares que ajudaram no crescimento da porcentagem.
Comparação de 2023 com os anos anteriores
O diretor respondeu que não se pode comparar o ano de 2023 e 2022 com os anos anteriores, em que, por conta da pandemia de Covid-19, os hotéis ficaram em sua grande parte fechados ou com baixa ocupação. Gustavo disse que, o que se pode fazer é apostar que 2023 seja um ano melhor que 2022 foi.
Expectativa para o segundo semestre
Gustavo Paulo explicou que a ABIH espera que os percentuais de ocupação hoteleira cresçam em cerca de 10%. Ele aposta que com o fim do período de chuvas e o início das férias escolares mais eventos aconteçam e movimentem o turismo no estado.
O que a ABIH-PB espera para 2024
O diretor espera se manter “vivo e forte, junto com o poder público”, Gustavo explica que a divulgação dos pontos turísticos do estado não podem parar. Ele ainda relata que o maior desafio enfrentado não são os estados vizinhos e sim a divulgação de seus pontos turísticos que tem uma divulgação mais forte.
Confira a porcentagem de ocupação
Confira abaixo a porcentagem de ocupação dos meses de janeiro a maio: