Projeto apresentado pela empresa organizadora deve ser discutido com órgãos públicos e cidadãos para ser aprovado. Um dos pontos mais famosos do São João em Campina Grande, no Parque do Povo
Artur Lira/G1
A empresa organizadora do São João 2023 de Campina Grande apresentou, nesta quarta-feira (12), a proposta de layout para a festa para os órgãos públicos. A festa deve começar dia 1º de junho e vai até 1 de julho.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Participaram da reunião representantes de órgãos como o Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, além da Prefeitura Municipal de Campina Grande e da empresa organizadora do evento.
Conforme o documento apresentado aos órgãos pela empresa, a cidade cenográfica instalada no Parque do Povo não terá mudanças, com exceção da posição da tradicional fogueira cenográfica, que deve sair da frente da igreja e ficar na lateral da pirâmide.
As áreas de bares, restaurantes e palco inferior também serão mantidas. Já na parte superior, os camarotes não terão acesso a área de palco. Apenas uma parte lateral será usada para instalação de camarotes.
LEIA TAMBÉM:
Confira a programação completa do São João 2023 de Campina Grande
Saiba tudo sobre o São João 2023 na Paraíba
Segundo o Corpo de Bombeiros, o projeto deve ser analisado antes de ser aprovado. Parte da estrutura de da festa começou a chegar em Campina Grande nesta quarta-feira (12).
São João no Parque do Povo, que é considerado como ‘O Maior São João do Mundo’, em Campina Grande
Emanuel Tadeu
‘O Maior São João do Mundo’
De forma improvisada, “O Maior São João do Mundo”, teve início no dia 4 de junho de 1983 em uma palhoça montada na área, onde hoje é o Parque do Povo, para que as pessoas dançassem forró. Em cinco anos, a festa já estava incluída no calendário turístico do Brasil.
Isso porque o então prefeito Ronaldo Cunha Lima resolveu centralizar a festa junina da cidade. No primeiro ano, não há uma confirmação de quantos dias o evento durou, mas a partir do ano seguinte, em 1984, o evento passou a ter duração de 30 dias.
Construção da Pirâmide do Parque do Povo, em Campina Grande
Divulgação/IHCG
Com o sucesso da festa nos três primeiros anos, em 1986 a prefeitura começou a construir o Parque do Povo, local onde a festa permanece acontecendo.
Cinco anos depois da criação, o São João de Campina Grande já era uma festa de grande proporção pelo nome e pelo tempo de duração. Por isso, em 1987 o “Maior São João do Mundo” foi incluído no calendário oficial do Instituto Brasileiro de Turismo. Na época, o presidente da Embratur era João Dória Júnior.
Depois desse ano, o festejo passou apenas por mudanças estruturais no local onde é realizado, a exemplo da construção da Pirâmide e da localização do palco principal, até que em 2017 passou a ser realizada através de uma parceria entre os setores público e privado. As empresas parceiras foram escolhidas, deste então, por meio de licitações.
Em 2022, o São João de Campina Grande recebeu o título de maior festa junina do país, concedido pelo Instituto Ranking Brasil. O reconhecimento aconteceu na noite de encerramento do evento. Para o instituto, os números do “Maior São João do Mundo” – como a festa é conhecida – foram impressionantes em 2022, o que a consolidou como a maior do país.
São João de Campina Grande recebe título de maior do Brasil
Codecom PMCG / Divulgação
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
sexta-feira, 13 dezembro 24
Últimas:
- MaisPB • Tendência é que todo policial tenha câmeras corporais, projeta João Azevêdo
- Veja os vencedores do Cominicurtas 2024
- Programação: veja detalhes do Natal Iluminado e do Réveillon em Campina Grande
- Lima Filho retorna à presidência da Associação de Quadrilhas Juninas de Campina Grande e Região Agreste – Turismo em foco
- Morre Margarida da Motta Rocha, presidente da APAE e uma das idealizadoras do São João de Campina
- “Campina, São João o Ano Inteiro”: edição celebrará 30 anos da Junina Mistura Gostosa
- Estudo revela que Campina Grande é destaque entre as 100 melhores cidades do Brasil para viver em 2024 – Turismo em foco
- Repórter Junino – A Notícia no Ritmo do São João