A cidade de Campina Grande, localizada no Agreste da Paraíba, é reconhecida pela festa de São João que acontece durante mais de 30 dias, anualmente. Além dos festejos juninos, monumentos, museus e outros cartões postais compõem alguns dos pontos turísticos de Campina Grande.
Conhecida como a “Rainha da Borborema”, Campina Grande é a segunda maior cidade da Paraíba em número de habitantes. A cidade fica a cerca de 120 quilômetros da capital João Pessoa, e concentra importantes órgãos estaduais, como a Federação de Indústrias da Paraíba (FIEP), além das sedes das Universidades Federal de Campina Grande (UFCG) e Estadual da Paraíba (UEPB).
Para você conhecer mais sobre a história e os pontos turísticos de Campina Grande, o Jornal da Paraíba preparou esta reportagem especial! Nela você vai saber quais locais merecem ser visitados, e conhecer vários lugares abertos ao público.
Principais pontos turísticos de Campina Grande – Paraíba
Rica em cultura, história e festividades, Campina Grande se destaca como um destino turístico imperdível para quem deseja vivenciar a autêntica cultura nordestina. Veja alguns dos principais pontos turísticos da Rainha da Borborema.
Parque do Povo
O Parque do Povo é uma área de 42,5 mil metros quadrados, localizada no Centro de Campina Grande. O local foi urbanizado para sediar a festa de São João no mês de junho, a maior atração dentre os pontos turísticos de Campina Grande, e já chegou a receber mais de 86 mil pessoas em uma única noite do evento.
Fora do período junino, o Parque do Povo sedia outros eventos, como o religioso Encontro para a Consciência Cristã, no Carnaval, e diversas outras iniciativas empresariais. Além disso, o local é usado por skatistas e patinadores para praticar esportes.
Durante o São João, o Parque do Povo recebe uma cidade cenográfica temática, com pontos turísticos de Campina Grande reproduzidos em madeira e cores vivas; a Pirâmide, que também fica no local, recebe festivais de quadrilhas juninas; na vila gastronômica, com diversos restaurantes; e as demais áreas são divididas para o público geral e para os camarotes que se direcionam aos shows do palco principal.
A entrada no Parque do Povo é gratuita.
São João de Campina Grande
Conhecido como “Maior São João do Mundo”, o São João de Campina Grande começou a ser realizado oficialmente em 1983. Antes, os festejos aconteciam nas ruas e casas das famílias da cidade, mas há 40 anos, com a criação do Parque do Povo e da marca “Maior São João do Mundo”, a festa passou a ter 30 dias de duração e se inseriu no calendário turístico do Nordeste e do Brasil.
A festa inclui shows musicais, festivais de quadrilhas juninas e diversas outras atividades que fomentam a cultura nordestina, entre os meses de junho e julho. São 40 anos de uma festa centralizada no Parque do Povo, que recebe turistas do mundo inteiro. Em 2022, o São João de Campina Grande recebeu o título de maior festa junina do país, concedido pelo Instituto Ranking Brasil. Para o instituto, os números do “Maior São João do Mundo” – como a festa junina é conhecida – foram impressionantes em 2022, o que a consolidou como a maior do país.
Confira a programação de São João 2023 de Campina Grande e outras cidades da Paraíba.
Vila Sítio São João
A Vila Sítio São João é um espaço fixo localizado em uma das principais avenidas de Campina Grande, a Avenida Floriano Peixoto. O lugar concentra diversos espaços temáticos, e apresenta aos visitantes um retrato típico do Nordeste: bodega, vegetação da Caatinga, decoração temática e palhoças com trios de forró.
Há também um palco principal que recebe atrações musicais semanalmente, durante o período junino. A vila também tem uma parceria com zoológico de répteis, que expõe animais como cobras e jacarés. O espaço é privado e a entrada é permitida mediante compra de ingresso.
Vila do Artesão
A Vila do Artesão também é um ponto turístico tradicional do período junino em Campina Grande. O local fica no bairro do São José e reúne artesãos de todo o estado, com exposição e venda de produtos típicos nordestinos, como os feitos com algodão e barro.
O lugar é administrado pela Prefeitura Municipal de Campina Grande e funciona o ano inteiro, inclusive, com música ao vivo aos sábados no projeto “Forró na Vila”. No período junino, a Vila do Artesão fica ainda mais movimentada, com turistas de várias partes do país e programação especial.
Açude Velho
O Açude Velho é o mais famoso cartão postal da cidade. Um dos principais pontos turísticos de Campina Grande, a área fica no Centro da cidade. A depender da época do ano, o açude recebe decoração e iluminação temática, e ao redor dele há vários pontos comerciais gastronômicos tradicionais da cidade, além do Museu de Arte Popular da Paraíba, O Museu dos Três Pandeiros, que fica às margens do açude.
Parque da Criança
O Parque da Criança também fica perto do Açude Velho, a área de lazer é um dos mais tradicionais pontos turísticos de Campina Grande. O espaço é aberto diariamente, tem entrada gratuita, e oferece diversos ambientes verdes ideais para crianças brincarem e adultos realizarem atividades físicas.
No Parque da Criança há brinquedos, pistas de skate, quadras de areia, futsal, basquete e diversos outros espaços para prática de esportes. Há também vendedores ambulantes e áreas de venda de alimentos, além de uma biblioteca infantil, com atividades temáticas gratuitas.
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
Conhecida como a “Catedral de Campina Grande”, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição está localizada bem no Centro, no coração da cidade. O local foi construído em 1769, a partir de um decreto do Bispo de Olinda, Dom Francisco Xavier Aranha, proposto para atender a demanda populacional dos fiéis de Campina Grande.
Em 1887 houve uma grande reforma, onde a igreja foi totalmente reconstruída. Atualmente, o local segue em funcionamento, e além de ser um importante braço do catolicismo na região, é também um ponto turístico histórico de Campina Grande.
Teatro Municipal Severino Cabral
O Teatro Municipal Severino Cabral é o berço do teatro campinense. O espaço foi inaugurado em 1963 com projeção de Geraldinho Duda, considerado o pai da arquitetura moderna de Campina Grande. A estrutura do teatro lembra o formato de um apito, simbolizando o sopro da cultura na região da Borborema.
Hoje, o Severino Cabral, como é conhecido, é gerido pela Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Campina Grande, e recebe espetáculos teatrais, musicais e diversos outros eventos culturais o ano inteiro, além de sediar programações semanais, como o projeto “Quintas Artísticas”.
Quais são os monumentos históricos de Campina Grande?
Obras em homenagem a figuras e momentos históricos fazem parte dos pontos turísticos de Campina Grande. Estes monumentos celebram a herança cultural da cidade e proporcionam aos visitantes uma oportunidade de mergulhar na história da economia e sociedade do Nordeste.
Monumento “Os Pioneiros da Borborema”
Um dos pontos turísticos de Campina Grande é o monumento “Os Pioneiros da Borborema”, que representa os primeiros habitantes da cidade. O monumento foi inaugurado em 1964, no centenário do município, e fica às margens do Açude Velho.
São três estátuas: uma catadora de algodão, que faz referência à “Era de Ouro” de Campina Grande, quando se tornou o segundo maior exportador de algodão do mundo; outra estátua representa os índios que vieram à cidade; e a terceira, o tropeiro, preta homenagem à vocação comercial da cidade.
Monumento “Farra da Bodega”
Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, dois ícones da música nordestina e apaixonados por Campina Grande, são retratados no Monumento “Farra de Bodega”. Às margens do Açude Velho, principal cartão postal da cidade, o monumento também se configura como um dos mais representativos para o turismo de Campina Grande.
Figuras históricas: Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga
Jackson do Pandeiro nasceu em Alagoa Grande e viveu boa parte da vida em Campina Grande. Uma das figuras mais icônicas da Paraíba, o “Rei do Ritmo” deu vida a muitas melodias embaladas pelo famoso pandeiro que o acompanhou durante sua brilhante trajetória. Ficou conhecido em todo o Brasil com sua música, e levou a cultura paraibana por onde passou.
Jackson morreu na década de 1980, e faria 100 anos em 2019. No ano de seu centenário, o “Zé da Paraíba” recebeu inúmeras homenagens de sua Rainha da Borborema, Campina Grande, cidade pela qual ele era apaixonado, e para quem fez diversas declarações em canções. Uma delas foi a exposição “Jackson é 100, Jackson é Pop”, no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), conhecido como “Museu dos três pandeiros”, também como referência a Jackson.
Não menos importante, o pernambucano Luiz Gonzaga também é conhecido como um dos pais da cultura campinense. O “Rei do Baião” eternizou o amor pela Rainha da Borborema dando voz à canção “Tropeiros da Borborema”, e se apresentou inúmeras vezes na cidade.
Campina Grande tem um museu em homenagem a Gonzaga, no bairro Santa Rosa, e o eternizou no monumento “Farra de Bodega”, com as estátuas de bronze de Luiz Gonzaga junto com Jackson do Pandeiro, às margens do Açude Velho.
Mais dicas de passeios: Quais museus existem em Campina Grande?
Os museus de Campina Grande são espaços culturais que oferecem aos visitantes a oportunidade de explorar o passado e a arte local.
Museu de Arte Popular da Paraíba – MAPP
O Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) fica localizado às margens do Açude Velho. Inaugurado há dez anos, o local que ficou conhecido como “Museu dos Três Pandeiros” foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com um design arrojado que fez do MAPP um dos pontos turísticos de Campina Grande.
O local já expôs obras de Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga e Elba Ramalho. O MAPP funciona com rodada de exposições e é administrado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
Museu Histórico e Geográfico de Campina Grande
No Centro de Campina Grande funciona o Museu Histórico e Geográfico de Campina Grande. O lugar foi oficialmente aberto em 1814, depois de dois anos de construção, e reúne diversas obras que contam a história de Campina Grande.
O museu fica na Avenida Floriano Peixoto e é aberto ao público com entrada gratuita.
Museu de Minerais e Gemas do Centro Gemológico do Nordeste
A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) tem um dos mais raros acervos gemológicos do mundo, no Museu de Minerais e Gemas do Centro Gemológico do Nordeste. O lugar tem uma coleção de minérios, com dezenas de exemplares de minerais expostos.
Algumas pedras preciosas, como a Turmalina Paraíba e Taaffeíta, estão expostas ao público. A organização do museu ressalta, nas exposições, a diversidade de minerais existentes na Paraíba, o que também serve de objeto de pesquisa para cientistas que estudam nas universidades da região.
Museu de Arte Assis Chateaubriand – MAAC
O Museu de Arte Assis Chateaubriand foi inaugurado em 1967, no Centro da cidade. O próprio prédio onde funciona o museu é histórico, e nele há peças doadas por artistas plásticos como Jorge Amado e outros filiados à Associação Internacional de Artistas Plásticos.
SESI – Museu Digital
O SESI Museu Digital também fica às margens do Açude Velho. Inaugurado em 2017, o local dispõe de diversos equipamentos para proporcionar uma experiência imersiva na história da cidade, através da tecnologia.
Simuladores, óculos de realidade virtual e diversas outras ferramentas são apresentadas aos visitantes. E a própria arquitetura do prédio chama a atenção, fazendo referência aos tropeiros que primeiro habitaram no município.
Bônus: Qual a praia mais próxima de Campina Grande?
As praias mais próximas de Campina Grande estão localizadas na capital paraibana João Pessoa. O clima da Rainha da Borborema é ameno, a tornando conhecida pelo frio característico durante os meses de inverno. Mas, se o turista quiser curtir uma praia, é só pegar a BR-230 e, em cerca de duas horas, já vai estar em João Pessoa.
As que estão em menor distância são as praias urbanas de Manaíra, Tambaú e Cabo Branco, em João Pessoa, ficam a cerca de 130 km da saída de Campina Grande com destino à capital.
- A distância de Campina Grande à praia do Bessa é de 138 km. A praia do Bessa tem como destaque o Caribessa, conhecido pela visitação de corais.
- A distância de Campina Grande à praia de Manaíra é de 133 km. A praia de Manaíra é famosa por ser uma área com grande variedade de opções de lazer e alimentação, diurnas e noturnas.
- A distância de Campina Grande à praia de Tambaú é de 132 km. A praia de Tambaú é um dos mais famosos cartões postais de João Pessoa.
- A distância de Campina Grande à praia de Cabo Branco é de 131 km. A praia de Cabo Branco é uma das mais procuradas por turistas, com opções de lazer e prática de esportes na areia.
- A distância de Campina Grande à praia de Tambaba é de 153 km. A praia de Tambaba, no município do Conde, é famosa pela prática de naturismo.
Resumo sobre os pontos turísticos e o que fazer na terra do São João
Nesta reportagem você conheceu os principais pontos turísticos de Campina Grande, cidade no Agreste da Paraíba conhecida por realizar “O Maior São João do Mundo”.
Você também conheceu diversas opções de passeios e alguns dos principais nomes da cultura nordestina, como Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga. Além disso, ficou sabendo também quais as praias mais próximas da cidade.Se você quer saber mais sobre a história de Campina Grande e de várias outras cidades da Paraíba, continue acompanhando o Guia Qual é a Boa e confira tudo sobre as principais informações do estado.