Entre as medidas discutidas, estão a instalação de rampas de acesso, banheiros adaptados, sinalização tátil, intérpretes de Libras e elevadores
Nesta terça-feira (9), a Prefeitura de Campina Grande deu mais um passo importante em relação à acessibilidade n’O Maior São João do Mundo. Representantes municipais compareceram à sede do Ministério Público no Município para tratar sobre o assunto e alinhar ações em todo o evento, como a implantação de elevadores e rampas de acesso.
Durante a reunião, foram discutidas diversas medidas que visam garantir a inclusão de pessoas com deficiência na festa junina mais famosa do mundo. Entre as medidas discutidas, estão a instalação de rampas de acesso, banheiros adaptados, sinalização tátil, intérpretes de Libras, elevadores, entre outras ações que visam garantir a acessibilidade plena de todos os cidadãos.
A primeira-dama de Campina Grande, Juliana Figueiredo Cunha Lima, que participou da reunião, destacou que a gestão tem uma atenção especial para esse tema.
“Essa reunião foi muito proveitosa para alinhar todas as questões sobre o camarote da acessibilidade e de todo o Parque do Povo. Ficou decidido que a Coordenadoria da Pessoa com Deficiência estará à frente do camarote, pois Edna, que é nossa coordenadora, já lida no dia a dia com todo esse pessoal. Para mim é muito importante poder participar ativamente de tudo isso, pois Bruno e eu temos um olhar todo especial para com as pessoas com deficiências. Nos próximos dias, farei questão de fazer uma visita técnica para conferir toda estrutura que será oferecida para eles”, afirmou a primeira-dama.
A iniciativa da Prefeitura de Campina Grande em buscar soluções para garantir a acessibilidade na festa é um exemplo a ser seguido por outras cidades brasileiras. A inclusão de pessoas com deficiência é um direito fundamental e deve ser respeitado em todos os aspectos da vida em sociedade, inclusive em eventos culturais e festivos.
Com esse compromisso, a Prefeitura de Campina Grande mostra que a inclusão e o bem-estar de todos é uma missão da atual gestão. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Laryssa Almeida, reforçou essa importância que irá além do Parque do Povo.
“Nosso São João é o da inclusão e da acessibilidade. Queremos que todos aproveitem esse período que é tão forte na nossa cultura e que faz parte das nossas tradições nordestinas. Tanto o Parque do Povo como as festas nos distritos terão acessibilidade. Estamos comprometidos com a inclusão e bem estar de todos”, frisou.
A presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Edna Silva, ressaltou que fazer a festa de forma acessível ficará marcado na história do Município.
“Pra mim é um momento de extrema importância, como também um momento histórico para a nossa cidade. Estaremos presentes com tantos órgãos responsáveis pela garantia do direito das pessoas com deficiência e, assim, podermos trabalhar para assegurar o direito de ir e vir de todas as pessoas do nosso município e, principalmente, as pessoas com deficiência”, destacou.
O encontro também contou com a presença do promotor do Ministério Público, Márcio Gondim, que apoiou a importância da acessibilidade para todas as pessoas no evento. A vereadora Carol Gomes, que também participou da reunião, destacou que essa visão é característica da gestão do Prefeito Bruno Cunha Lima.
“A gestão segue mostrando o seu olhar sensível para a pauta da inclusão, e enquanto representante do legislativo campinense vejo a importância dessa mobilização em prol das pessoas com deficiência, afinal, O Maior São João do Mundo é de todos e para todos, com certeza faremos uma festa ainda mais inclusiva e especial”, disse a vereadora.
*Este conteúdo é de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Campina Grande