O Procon de Campina Grande divulgou nesta terça-feira, 2, o balanço final do trabalho desenvolvido durante a Operação São João 2024. Foram 965 atendimentos prestados à consumidores e fornecedores; e cinco mil publicações educativas distribuídas com a população durante os 33 dias d’O Maior São João do Mundo. “Foram dias de trabalho intenso, onde conseguimos manter a prática de boas relações consumeristas”, comemorou o coordenador do órgão, Waldeny Santana.
Segundo o coordenador do Procon Municipal, todo o trabalho foi desenvolvido a partir do Programa de Educação para o Consumo Consciente. Através dele, as equipes de fiscais percorreram todos os polos da festa junina, começando pelo Distrito de Galante, passando pelo Parque do Povo (onde instalou um ponto fixo de atendimento), pela Vila do Artesão, Vila Sítio São João até o Distrito de São José da Mata, levando informações, acolhendo reclamações e promovendo a mediação de conflitos entre consumidores e fornecedores no ato das ocorrências.
Para alcançar essa harmonia nas relações consumeristas durante O Maior São João do Mundo deste ano, o Procon-CG começou a trabalhar ainda no mês de maio, promovendo cursos sobre Direito do Consumidor com os fornecedores e distribuindo, gratuitamente, exemplares do Código de Defesa do Consumidor (CDC). “Buscamos reforçar a tese de que o consumidor bem atendido sai do evento satisfeito e volta na primeira oportunidade que tiver”, explicou Waldeny Santana, acrescentando que a iniciativa foi bem acolhida pelo segmento e resultou em resultados positivos na Operação São João 2024.
Somado a isso, o Procon-CG realizou no início dos festejos juninos a inspeção de cada ponto de venda de bebidas e comidas, prestação de serviços e atendimento ao público d’O Maior São João do Mundo, distribuiu o selo do órgão e o adesivo com os números de telefones para o registro de reclamações. Com isso, os consumidores puderam ter a garantia do fácil acesso ao principal meio de comunicação do Procon Municipal, o Disque 151, pelo qual puderam tirar dúvidas e registrar reclamações.
Reclamações – Do início d’O Maior São João do Mundo, no dia 29 de maio deste ano até o último domingo, dia 30 de junho, foram registradas reclamações pontuais, a exemplo do preço cobrado em alguns estacionamentos de veículos localizados próximos ao Parque do Povo, sendo tudo devidamente fiscalizado e esclarecido junto aos consumidores.
“Durante o trabalho divulgamos também as prerrogativas do Procon, que é de proteger e defender os consumidores de práticas abusivas; mas sem o poder de disciplinar ou tabelar preços”, informou Waldeny Santana, lembrando que no país prevalece a política da livre concorrência e que o consumidor tem a opção de buscar o preço mais em conta na hora de efetuar a compra.
Para tanto, o Procon de Campina Grande recebe reclamações e presta esclarecimentos sobre relações de consumo durante todo o ano pelos telefones do Setor de Fiscalização (83) 98185.8168 e (83) 98186.3609; pelas redes sociais e também presencialmente, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, na sede do órgão, localizada na rua Prefeito Ernani Lauritzen, no centro da cidade.
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