O projeto interinstitucional promovido por meio de um acordo entre a Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e que teve como objetivo promover uma imersão pedagógica de cunho etnográfica foi considerado de grande sucesso pelos organizadores e participantes.
A iniciativa contou com a participação de 30 estudantes dos cursos de Educomunicação, da UFCG, e Jornalismo da UEPB que, durante os 33 dias da festa, realizaram um exercício prático no campo da cobertura e produção midiática jornalística, tendo como cenário laboratorial, as festividades juninas do maior evento festivo e cultural realizado na Paraíba.
A atividade resultou em mais de 100 horas de imersão jornalística por meio de um amplo trabalho de cobertura midiática. Ao todo, as equipes produziram cerca de 100 pautas com o foco nos aspectos culturais e históricos que configuram o Maior São João do Mundo e evidenciam as raízes nordestinas. A produção midiática de cunho experimental resultou em 60 reportagens escritas e 40 produções áudio visual publicadas no canal oficial da PMCG e em diversos sites de notícias, a exemplo do Repórter Junino e outros portais.
“A Participação das universidades, através dos cursos de Educomunicação da UFCG, e Jornalismo da UEPB, deram uma dinâmica e praticidade de vivências dos alunos em formação diante do Maior São João do Mundo, que tiveram uma oportunidade de produzirem pautas atemporais com características etnográficas, trazendo uma roupagem resignificada dos elementos simbólicos e culturais que revestem as festividades juninas. Tivemos um resulto muito bom, sensacional, diria”, comentou a jornalista e coordenadora do projeto Giseli Sampaio.
A experiência também foi considerada um sucesso pelo jornalista e professor Rosildo Brito, para quem a iniciativa se revelou um valioso instrumento pedagógico. “A parceria interinstitucional entre a Secretaria de Comunicação da PMCG e o curso de Educomunicação da UFCG se fez uma experiência extremamente enriquecedora dentro do processo de formação acadêmica e profissional dos estudantes que tiveram uma oportunidade de fazer uma imersão jornalística e etnográfica muito promissora”, declarou o professor.
Os estudantes também consideraram muito positiva a experiência. “Acredito que o projeto superou as expectativas. Como eu, acredito que os demais alunos que participaram entramos de uma forma e estamos saindo de outra bem melhor. Foi uma experiência muito enriquecedora no sentido de que, além da troca ocorrida entre nós alunos, houve troca de experiências com as pessoas que transformam o São João, fazendo o que ele é, e nos possibilitando uma imersão na tradição, na cultura, e até mesmo de descobrir de onde vêm as nossas raízes”, disse a discente do curso de Jornalismo da UEPB, Luiza Dotta. “Foi algo extremamente marcante e que certamente contribuiu com a nossa formação enquanto aprendizes da comunicação jornalística e cultural”, completou a estudante Geisegy Caroline, do curso de Educomunicação da UFCG.
Fonte: Codecom