Em entrevista antiga concedida à TV Paraíba, o poeta Ronaldo Cunha Lima relembrou a origem d’O Maior São João do Mundo. Ele disse que antigamente havia uma festa no período junino que se concentrava na Rua da Floresta, mas sempre almejou algo maior.
Ronaldo destacou que o nome Parque do Povo veio de Zé Fogueteiro, um popular que morava na Rua das Imbiras. Ele disse que o Parque do Povo hoje fica no mesmo local onde era os coqueiros de Zé Rodrigues, um grande espaço.
Quando se tornou prefeito de Campina Grande, Ronaldo reuniu seu secretariado e recebeu sugestões de tornar o espaço em hospital, escola e outras instituições. Ele disse informou a sua vontade de querer tornar o local um espaço de festa para o povo e logo chamou um arquiteto para aprovar o projeto e executar a obra, tendo em vista que o espaço parecia um mangue e precisava de muitas alterações.
No início da festa, existiam pequenas barraquinhas e pequenas palhoças. Depois, houve a ideia do forródromo. Um grande trabalho e alterações de projetos foram feitas para transformar os festejos juninos no São João de Campina Grande.
De acordo com Ronaldo, a ideia dos 30 dias de festa veio de Heraldo César e já lhe trouxe à mente a chamada para o maior São João do mundo, marca que se consolidou e permanece até hoje.
*Com informações da TV Paraíba.
Fonte: ParaibaOnline