A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou, entre 6 de 8 de novembro, o IV Congresso Universitário. O evento contou com apresentações de trabalhos científicos, de extensão e exposições. No dia 8 de novembro, às 14h, foram entregues os prêmios aos vencedores do Ensino, Pesquisa e Extensão, da graduação à pós-graduação. Na Extensão, o projeto Repórter Junino foi vencedor do IV Prêmio Paulo Freire de Extensão pelo segundo ano consecutivo. Este ano, o projeto dividiu a primeira colocação com o projeto Anti-horário, coordenado pelo professor Antônio Simões. Ambos projetos do Curso de Jornalismo da UEPB.
A aluna bolsista, Beatriz Virgínia Ferreira Duarte Vasconcelos, recebeu o prêmio e o certificado durante a cerimônia de entrega no auditório do hall da UEPB. O projeto é orientado e coordenado pelo professor Fernando Firmino, criador da iniciativa.
Repórter Junino tem 19 anos de atuação na cobertura do São João de Campina Grande como um dos projetos mais antigos da instituição e funcionando de forma ininterrupta durante todo esse tempo. Ao todo, mais de 50 alunos e professores participam da produção no projeto, principalmente durante o Maior São João do Mundo, entre maio e julho de cada ano. A produção é multiplataforma e procura valorizar as manifestações culturais como repentistas, trio de forró, artesãos, grupos folclóricos.
Exposição Arretadas
Durante o Congresso Universitário, o Repórter Junino e o Coletivo F8 tiveram também a exposição Arretadas, com fotos da cobertura do São João 2023 registradas só por mulheres, ao todo seis alunas do Curso de Jornalismo. Esta exposição esteve em cartaz no Mundo Plaza Mall em junho de 2024.
Fonte: Repórter Junino