Entenda como será a estrutura do Parque do Povo, veja a programação e saiba como será esquema de segurança, atendimento médico e transporte público da festa
Nesta quinta-feira (1º), acontece a abertura do Maior São João do Mundo, em Campína Grande.
Este ano, a festa completa 40 anos de realização e terá 32 dias de duração, trazendo atrações variadas ao Parque do Povo até o dia 2 de julho.
Entenda, abaixo, como será a estrutura da festa e quais atrações estão programadas para a primeira noite, além dos esquemas de segurança, atendimento médico e transporte público do evento.
O local da festa
No Parque do Povo, serão sete entradas para o público, sendo uma delas exclusiva para turistas e excursionistas.
Outra novidade do projeto atual é que foram retirados os camarotes que ficavam na lateral da rua Sebastião, garantindo e priorizando o espaço e conforto do público geral e também possibilitando a ampliação do palco da arena de shows.
Já o Palco Cultural, que fica localizado na parte de baixo do Parque do Povo, além de mudar de local, ganhará uma estrutura especial, com a instalação de camarins e banheiros para os artistas.
Programação: horários e atrações
O público poderá ter acesso ao Parque do Povo a partir das 18h, com a abertura dos portões.
Para marcar o grande dia, também haverá um show com 80 drones, que acontece no Açude Velho e está agendado para às 19h40.
Biliu de Campina será o responsável por abrir os trabalhos do Maior São João do Mundo. O show do artista está programado para começar às 20h.
Ainda sobem ao palco da arena do Parque do Povo: Alcymar Monteiro, Chico César e Geraldo Azevedo.
Esquema de segurança
Por motivos de segurança, a entrada de alguns itens não será permitida pela organização do Maior São João do Mundo. São eles:
- objetos de vidro;
- plásticos ou metais;
- substâncias tóxicas;
- fogos de artifício e de estampido;
- inflamáveis em geral;
- armas de fogo ou armas brancas (faça, estileto etc.);
- hastes de selfies;
- guarda-chuvas de qualquer tamanho e sombrinhas;
- papel em rolo;
- jornais e revistas;
- bandeiras e fachas com mastro;
- correntes e cinturões;
- alimentos e bebidas;
- máquinas fotográficas profissionais que permitem a troca de lentes e câmaras filmadoras;
- copos que não sejam do evento;
- cadeiras em geral;
- roupas e acessórios com formatos e partes pontiagudas que possam machucar ou causar lesões.
Atendimento médico
Conforme a Prefeitura Municipal de Campina Grande, o posto de saúde, que fica na arena principal do Parque do Povo, tem doze leitos de enfermaria e um leito de UTI, com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem todas as noites.
Durante o Maior São João do Mundo, serão mais de oitenta profissionais e cerca de 100 atendimentos diários. Além disso, quatro ambulâncias ficarão mobilizadas em pontos estratégicos, assim como maqueiros volantes para realizar o atendimento de forma móvel em qualquer espaço da festa.
A rede hospitalar de assistência foi montada com o Complexo Hospitalar Municipal Pedro I sendo a referência de atendimento clínico, as duas Unidades de Pronto Atendimento para suporte e o Hospital de Trauma e Emergência para os casos de acidentes.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi preparado para realizar os atendimentos de emergência e resgate.
Transporte público
Durante o Maior São João do Mundo, a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) fará a operação “Virote Junino”.
A ação vai disponibilizar oito ônibus, que vão sair do Terminal de Integração do Centro após a meia-noite, e fazer circulares pela cidade, garantindo a volta para casa de quem aproveitou a festa.